terça-feira, 27 de maio de 2014

SISTEMA ESPECIALISTA



 GESTOC – Gestão de Transferência de Estoques

            O sistema GESTOC consiste em um aplicativo orientado para o gerenciamento do nível de estoques de produtos através da programação diária de transferências de cargas entre as unidades de uma empresa. A aplicação é alimentada com a posição de estoque, previsão de produção e projeção de vendas de cada unidade. Gerencia o controle do cadastro de produtos, elementos de logística, e, com base em análises de projeção, elabora a programação de viagens para transporte de produtos.
            O objetivo final é o de, ao término de cada dia, a posição de estoques ser a mais equilibrada possível, garantindo as vendas projetadas para aquele período, e atender à estratégias de distribuição e demanda de vendas da empresa. O sistema possui rotinas específicas de otimização para propor movimentos de carga, distribuir os produtos nos caminhões e carretas, e equalizar a distribuição de peso nos compartimentos de transporte. Principais funcionalidades:
·         Gerenciamento de produção e logística
·         Projeção de produção, vendas e estoques.
·         Movimentos de transferência
·         Análise estatística de estoques e transferências
·         Integração com outras aplicações da empresa




Gerenciamento de Produção e Logística
            O gerenciamento de produção e logística consiste o banco de dados central do sistema. Está estruturado em duas camadas de informações, relacionadas à produção e à logística. Como produção entendemos todas as informações associadas aos produtos, como identificação, distribuição de grupos e famílias de produtos, paletes de armazenamento e transporte. São dados que definem cada produto em termos das informações pertinentes ao controle de estoques.
            Já os elementos associados à logística envolvem a definição das unidades de produção/estoque, as rotas de transporte e os diferentes elementos para caracterização da capacidade de movimentação de cargas.
            Obviamente, incluem dados para especificação das unidades de transporte, ou seja, os caminhões e carretas com suas especificações técnicas, além dos turnos de trabalho e motoristas disponíveis para as operações. 



Projeção de Produção, Vendas e Estoques

            A projeção de posição das unidades inicia com a alimentação dos dados referentes à contagem atual de cada produto em cada estoque da empresa. Essa posição de estoque é o ponto inicial para a elaboração dos movimentos de cargas. Além da posição atual do estoque, são alimentadas as projeções de produção e a perspectiva de vendas de cada produto ao longo do dia. Esses valores devem ser equilibrados, em cada unidade, de forma a restar um estoque mínimo em cada unidade. Esse estoque mínimo se baseia exatamente em um número de dias mínimo definido para cada produto.
O balanceamento da equação será dado pela quantidade de produtos movimentados entre as unidades para cada produto cadastrado:

Produto com balanço tipo Demanda:
(Estoque + Produção + Extras) – (Reserva + Paradas) + MovEntrada – MovSaída >= Demanda * Dias_Estoque.

Produtos com balanço tipo Segurança:
(Estoque + Produção + Extras) – (Reserva + Paradas) + MovEntrada – MovSaída >=Segurança

            Essa condição deve ser projetada idealmente para atender os níveis mínimos de estoque, e, em segunda instância, para equilibrar os níveis de estoque entre as unidades – de forma que todas as unidades possuam o mesmo número de dias de estoques de produtos em função de suas projeções particulares de venda. Além dos valores acima, poderemos ter projeções adicionais de estoque, produção e vendas como forma de considerar alguma condição extra, como promoções, correções de contagem, alterações em ritmo de produção.


Movimentos de Transferências

            Os movimentos de transferência de produtos entre as unidades são o objetivo final de formulação do sistema. Com base no balanceamento da equação anteriormente apresentada, serão alimentados as quantidades de produtos a serem transportadas de uma unidade para outra, acrescidos do detalhamento de carga em cada unidade de transporte.

            O primeiro passo para a elaboração de um movimento de transferência de produtos compreende o balanceamento ideal do movimento de produtos. Esse balanço ideal é elaborado, produto a produto, com base em uma rotina de otimização, que indica o movimento ideal de produtos a serem movimentos entre as unidades. Detalhe importante a observar é o de que esse movimento considera uma capacidade infinita de transporte.

            Os passos seguintes para elaboração dos movimentos de transferência consistem na criação das viagens para cada conjunto motorista/caminhão/turno especificando que rota (origem/destino) será utilizada. Para cada viagem, detalhamos que produtos serão movimentados, e qual a disposição das cargas nas carretas – disposição essa otimizada por uma rotina de equalização de peso para os eixos das carretas.

            Note que todo o processo de cadastramento de viagens e movimentos pode ser feito manualmente. Porém, em cada um desses processos existirão dados-gráficos de orientação e sugestão segundo o balanço ideal elaborado. Da mesma forma, a distribuição das cargas nas carretas pode ser cadastrada manualmente ou sugerida por uma rotina de otimização.




Análise de estoques e transferências

            Todo o conjunto de dados de posição de estoques e transferência de produtos pode ser analisado através de funcionalidades configuradas para propiciar informações de apoio à decisão aos usuários. Essas funcionalidades consistem de consultas para exibição de dados/gráficos em cima da base de dados existente.  

            Temos consultas sobre posições críticas e alarmes referentes a posições no dia, bem como acompanhamentos estatísticos dos movimentos ao longos de intervalos de tempos solicitados. Todos os formulários, gráficos e relatórios possuem funcionalidades de filtros por características dos produtos, permitindo análises por certos grupos e famílias de produtos entre outros.



Integração com aplicações gerenciais

            A integração com sistemas gerenciais objetiva a alimentação de dados e históricos dos modelos com base nas bases de dados de empresas clientes. Esses sistemas podem estar baseados desde bancos de dados para acesso direto até mesmo planilhas de cálculo ou arquivos texto. Dessa forma, cada integração consiste de uma customização específica, e que estará adequada à necessidade e disponibilidade de informações do cliente. Todo o mecanismo de integração entre as aplicações e o GESTOC será feito por bibliotecas DLL particularizadas.

Fonte Bibliográfica: GESTOC - Gestão de Transferências entre Estoques - iLab Sistemas Especialistas.